Como trabalhar com extensão rural?

Extensionistas e produtores
A missão essencial da instituição de extensão rural é criar situações dentro das quais as pessoas se desenvolvam educacionalmente e como cidadãos. Esse desenvolvimento é um processo ativo por parte de quem é beneficiário. Assim sendo, é fundamental que o público atendido se interesse pelo que está em pauta, colocando sua força mental, esforço físico e envolvimento. 
Para isso, existe alguns métodos como o que vamos falar sobre hoje, que é o método individual.
O método individual são aqueles que objetivam atender as pessoas de modo individual, ao contrário do nosso blog que se trata de atender um número em massa de pessoas.

Os métodos individuais, embora sejam de menor abrangência, são importantes para o extensionista no conhecimento que deve adquirir da comunidade e na confiança, que poderá ganhar dos líderes e do público rural, além de ser de grande eficiência no aprendizado.

Os métodos individuais estabelecem grande confiança entre o produtor e o extensionista
    
Eis aqui alguns tipos de métodos individuais de extensão rural:

VISITA: É um método importante da extensão, que fornece um meio de comunicação pessoal entre a família rural e o extensionista, em um ambiente onde eles podem discutir assuntos e trocar informações em privacidade, sem distrações e interrupções. A visita envolve uma ação planejada, visando a execução da programação do trabalho de ATER (Assistência Técnica e Extensão Rural).

CONTATO: É um método não planejado, que ocorre em situações imprevistas e em diferentes locais, seja na sede, no escritório ou no campo, em que o técnico troca informações e esclarecimentos com o público relacionado ao trabalho de ATER. O público atingido nos contatos é bastante diversificado, podendo ser formado de pessoas ligadas diretamente, ou indiretamente, ao plano de trabalho.

ENTREVISTA: É um método realizado no escritório, sede e campo, em que o extensionista tem como objetivo conhecer situações e fatos, identificar problemas, e avaliar o trabalho. Deve ser planejada com todo o cuidado e bem conduzida. 

ENTREVISTAS SEMI-ESTRUTURADAS: Trata-se de uma entrevista que é guiada por 10 a 15 perguntas-chave determinadas previamente. Esta ferramenta facilita um ambiente aberto de diálogo e permite que a pessoa entrevistada se expresse livremente, sem as limitações criadas por um questionamento. A entrevista semi-estruturada pode ser realizada com pessoas líderes ou de prestígio nas localidades.

Comentários

Postagens mais visitadas